Segundo a Academia Americana de Pediatra a síndrome de morte súbita ou morte súbita infantil inesperada (SUID) é um termo usado para descrever qualquer morte súbita e inesperada, seja explicada ou não, que ocorra durante o primeiro ano de vida. Então no caso da Síndrome da morte súbita- como prevenir?
Após investigação dos casos, esta pode ser atribuída a asfixia, infecção, aprisionamento, ingestão de tóxicos, doenças metabólicas, arritmias ou trauma (acidental ou não acidental).
Em que idade ocorre a morte súbita?
A ocorrência de morte súbita é rara no primeiro mês de vida, aumentando entre os 2 e os 4 meses e cerca de 95% dos casos surgem antes dos 6 meses de idade.
Quais os factores que aumentam a ocorrência da morte súbita?
- A posição em que o bebé dorme (nunca deitar o bebé de barriga para baixo, nem de lado);
- Almofadas ou brinquedos no berço;
- Ter roupa solta no berço que a criança possa puxar;
- Vestir ou aquecer demasiado a criança;
- Adormecer com o bebé ao lado na cama do pais;
- Colchão mole.
Lê também ” Displasia da anca no bebé”
Síndrome da morte súbita- como prevenir?
- O SMS súbita é menor nos bebés que usam chupeta, no entanto as chupetas não devem estar ligadas à roupa por fios ou bonecos passíveis de estrangulação ou asfixia.
- O sobreaquecimento do bebé e do quarto. Não existe propriamente uma temperatura ideal definida. Os lactentes devem ter no máximo mais uma camada de roupa do que um adulto
- Bebé deve dormir na sua própria cama. Nunca adormeça o bebé na sua cama, pode ocorrer risco de adormecer e sufocar o bebé, sem querer. O colchão deve ter uma superfície dura.
- Bebé deve ser deitado de barriga para cima
- Colocar o bebé deitado com os pés a tocar o fundo da cama para que este escorregue para debaixo dos lençóis.