Fisioterapia Respiratória Pediátrica! Segundo a Fisoterapeuta Joana Gouveia:
Para que serve Fisioterapia Respiratória Pediatrica?
- Mobilizar e progredir as secreções
- Expulsar a expetoração e avaliar a mesma* ☆ Intervir nas Bronquiolites
- Prevenir Infeções Respiratórias
- Intervir em casos de Asma e Neurológicos
- Ensinar os pais como realizar a higiene nasal do recém-nascido, bebé e criança.
* (o bebé poderá sentir menos fome porém não há problema se o bebé engolir parte da expetoração, uma vez que vai para o sistema digestivo e por fim ser eliminada pelas fezes).
Lê também ” como prevenir a morte súbita”
E afinal os fisioterapeutas utilizam o estetoscópio para quê?
O estetoscópio serve para ouvir/auscultar e assim detectar os diferentes ruídos respiratórios presentes tanto nas crianças como nos adultos, só depois o Fisioterapeuta decide a técnica/método a utilizar e quando a mudar ao longo da intervenção.
Este informa também o Fisioterapeuta em que fase respiratória as secreções se encontram, assim ao longo da intervenção vamos selecionando a posição em o paciente se deve manter durante a fisioterapia respiratória, sobretudo nos adultos!
As técnicas podem variar ao longo da intervenção, por isso deverá ser guiada pela auscultação ou mesmo pela oximetria dependendo da severidade do caso clínico.
A intervenção da fisioterapia respiratória irá alterar um pouco a partir dos 6 anos, em média. Pois como sabemos “as crianças não são adultos em ponto pequeno” e a partir desta idade a maioria das crianças começa a ter um sistema respiratório mais amadurecido e semelhante ao do adulto.
Esta maturação também pode ser confirmada através da auscultação respiratória!