Mãe do Martim

Família & Maternidade
5 Dicas como prevenir estrias na gravidez

5 Dicas como prevenir estrias na gravidez

Um dos problemas mais comuns na gravidez é o aparecimento de estrias, deixo vos aqui 5 dicas como prevenir estrias na gravidez.

Quem não gostava de viver a gravidez sem estrias? Muitas grávidas tem essa sorte, mas se forem como eu, vão mesmo precisar destas dicas.

Normalmente as estrias começam a surgir no segundo trimestre da gravidez, no meu caso, surgiram no terceiro trimestre, mais especificamente as 40 semanas. A minha primeira gravidez foi até as 42 semanas e acabou mesmo por ser um parto provocado.

Se quiseres saber mais sobre parto provocado? Clica aqui.

No meu caso as estrias surgiam acompanhas de muita comichão, e aquele aspeto avermelhado. Para algumas de voçes, estes aspectos, devem ser bastantes conhecidos.

Segundo alguns estudos a genética pode ter influência no aparecimento das mesmas ou não, no meu caso confirmou-se, quase todas as mulheres da família tiveram estrias. Alias diria que apesar de tudo até tive bastante sorte, sou das mulheres da família com menos estrias.

Claro que podemos sempre tentar contornar a situação com algumas das dicas 5 dicas para prevenir as estrias na gravidez que vos vou deixar aqui.

5 Dicas para prevenir as estrias na gravidez:

Hidratação natural

É fundamental beber bastante água de forma a manter a pele hidratada, não só para prevenir as estrias, mas também, para evitar as infeções urinárias.

Também é importante referir que na gravidez é importante beber ainda mais água para melhorar a circulação sanguínea, manter a irrigação do útero e da placenta. No meu caso específico também ajuda a manter a pressão arterial em valores mais estáveis.

Alimentação Saudável

Os alimentos ricos em vitamina A e C, como as laranjas, cenoura, a manga são ótimos aliados nesta fase.

Importante consumir em quantidades mais reduzidas os doces e as comidinhas salgadas. A ingestão de pequenas refeições ao longo do dia é uma ótima opção para não haver um consumo exagerado nas refeições principais. Importante não esquecer os complementos que são receitados pelo médico, como ácido fólico, ferro, etc.  

Se tiverem diabetes, anemia, é importante seguir também orientações especificas do vosso médico, ou nutricionista.

Cremes

Tanto os óleos, como os cremes são bons para manter a pele hidratada, aliviar as comichões e irritações da pele. Importante fazer esta hidratação duas vezes ao dia, de manhã e anoite por exemplo.

Uma dica que me foi dada por uma enfermeira é aplicar o creme e de seguida um óleo para prevenção de estrias. Existem imensos cremes próprios para a prevenção de estrias no mercado, alguns ate com preços bastante acessíveis.

Também é importante manter esta mesma rotina de aplicar creme ou óleo no pós-parto.

Controlo do peso

Quanto mais rapidamente ganhamos peso, mais rapidamente a pele é obrigada a esticar e daí surgir as estrias. Portanto um aumento do peso gradual também ajuda na prevenção das estrias. 

Claro que este aumento de peso é inevitável, mas podemos sempre tentar controlar da melhor forma. Portanto manter alimentação saudável e ingestão de bastante água também nos vai ajudar neste aspecto.

Exercício físico

Já sabemos que aumento do peso gradual é fundamental, portanto se conseguirmos praticar umas caminhadas, fazer umas massagens, umas aulas de pilates por exemplo, vai nos ajudar certamente. Claro que se não praticavam desporto antes, não é agora que nos vamos aventurar, mas umas boas caminhadas, já ajuda bastante a manter-nos ativas.

 Um exercício físico moderado na gravidez ate diminui a probabilidade de ter diabetes gestacional, diminui o risco de pré-eclampsia. Atenção as gravidas que tem algum tipo de contradições como doença cardíaca, placenta prévia, trabalho de parto prematuro, rutura de membranas, anemia, entre outras, é desaconselhado exercício físico.

Também é importante estar alerta durante alguns sinais como hemorragia vaginal, tonturas, dor no peito, cefaleias, perda líquido amniótico durante a prática de exercício físico deve interrompe-lo de imediato e comunicar ao médico que a acompanha.

Neste site da podem encontrar muitas mais explicações sobre este tema.

Apesar de ter algumas estrias da gravidez anterior, estas são as minhas 5 dicas para prevenir as estrias na gravidez, são os meus principais cuidados nesta gravidez de forma a minimizar o mais possível o aparecimento de mais estrias.

Quais são as vossas dicas para a prevenção de estrias na gravidez?

Gostas-te deste artigo? Guarda no Pinterest



Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.

Facebook
Instagram
Pinterest